Facebook             Twitter

artista e educadora ambiental

Sistema de Gestão Ambiental

Um sistema de gestão ambiental é um conjunto de medidas que objetiva, através da implantação de uma política ambiental num empreendimento, direcionar suas atividades administrativas e operacionais, de maneira a minimizar ou eliminar impactos negativos ao meio ambiente. Um SGA baseia-se em uma ou mais normas, como as normas da série ISO 14000, princípios das normas da série ISO 9000 (sistemas de qualidade) entre outras conforme a área de atuação da empresa.

­

A qualidade do ambiente de trabalho tem enorme influência na eficiência, desempenho e produtividade profissional, por isso é um ponto importante a ser trabalhado, juntamente com uma orientação adequada, para que o profissional possa garantir um atendimento junto ao público em conformidade com as diretrizes do SGA idealizado. Tanto a alta administração quanto o quadro operacional precisam ser estimulados, e estar devidamente orientados a desempenhar suas respectivas funções de modo condizente com a política ambiental da empresa.

 

­

Como regra geral, algumas etapas podem ser apontadas como fundamentais para estruturar e criar uma política ambiental em um empreendimento:

 

­

  • Diagnosticar através de visitas técnicas e levantamento de dados, os pontos que necessitarão de ações corretivas e/ou preventivas;
  • Planejamento descritivo com as medidas e procedimentos que serão adotados;
  • Treinamento e capacitação dos funcionários;
  • Execução das metas e objetivos para alcançar os resultados pretendidos;
  • Gestão administrativa fundamentada no “pensar mais sustentável”;
  • Manutenção e gerenciamento das metas propostas.

Vídeo produzido pelo Verde Gaia a fim de elucidar sobre a ISO 14000 e a implantação de um sistema de gestão ambiental numa empresa, em qualquer ramo ou atividade.

 

Resultados que podem ser esperados:

 

­

  • Melhor aproveitamento dos recursos e insumos, e consequentemente redução de custos e gastos (como por exemplo, nas contas de água e luz);­
  • Investimento em tecnologias sustentáveis cuja relação custo/benefício seja satisfatória;­
  • Melhorias na qualidade do ambiente de trabalho, otimizando a produtividade e rendimento dos funcionários;­
  • Diferencial dentro do mercado, com uma imagem empresarial de responsabilidade socioambiental/ marketing verde;­
  • Possibilidade de incentivo fiscal perante apoio a programas de cunho cultural-socioambiental;­
  • Criar ou ampliar rede de parcerias que forneçam produtos ou serviços de cunho social, cultural e/ou ambiental, agregando mais qualidade aos serviços já oferecidos pelo empreendimento.

­A preocupação com questões ambientais hoje em dia está cada vez mais crescente, pois de uma maneira ou outra interferimos no meio ambiente, e as consequências de nossos atos retornam a nós mesmos. Podemos conciliar progresso, economia e sustentabilidade de maneira harmoniosa. Basta revermos hábitos e condutas, e adotarmos ações que favoreçam a sustentabilidade social, cultural e ambiental, a partir do local para uma escala maior.

­

Vale ressaltar que a faixa orçamentária varia de acordo com o porte do empreendimento, e as necessidades e metas que comportará o SGA; e estará de comum acordo entre a parte contratada e contratante.

Quer contratar um profissional para implantar um SGA em sua empresa? Solicite o serviço preenchendo o formulário de contato (clique aqui). Se preferir faça a solicitação através do e-mail priscilagambiental@gmail.com, ou ainda pelo telefone (12) 99759 2338.